Reações Adversas da Babosa

ago 1, 2011

Apesar do cerne (gel) da Aloe vera barbadensis Miller ser uma planta praticamente inofensiva aos seres humanos, existem casos de reações alérgicas com pruridos, reações cutâneas avermelhadas e até cefaleia.

Não é aconselhável seu uso na gravidez.

Pela sua palatabilidade de característica amarga e seu efeito laxante suave, não se recomenda seu uso durante o curso de quimioterapia e radioterapia, pelo risco potencial de vômitos e diarreia, podendo interferir com o tratamento.

Não é indicado a ingestão da parte externa e fibrótica da planta, por seus efeitos tóxicos.

Comments

comments

Você também pode gostar:

Compartilhe...

43 Comentários

  1. maria deLourdes silva

    Olá, Doutora. Gostaria de saber o seguinte: Como posso estar ingerindo a babosa, se é pela manhã, noite, e em que quantidades. Um abraço!

    • Solange Bizzo

      Maria de Lourdes,
      Normalmente a babosa deve ser ingerida duas vezes ao dia, uma em jejum e à noite com estômago vazio. Esta quantidade supre nossas necessidades diárias.Quantidades maiores só em casos de doenças e tratamentos pesados.
      A quantidade a ser ingerida, também varia de acordo com a necessidade individual. Em pessoas que querem usar como suplemento alimentar podem usar 50 a 100 ml duas vezes ao dia.

  2. Karina

    Doutora.
    A ingestão da babosa me causa acne. Devo insistir no tratamento?
    Com o tempo elas somem? Demora muito?
    Obrigada. beijos

    • Solange Bizzo

      Karina,
      Você deve procurar um médico para esclarecer a causa de sua acne. Normalmente a babosa não causa acne, mas você pode estar apresentando adversa. Retire a babosa e observe se melhora sua pele.

  3. Mila

    Boa noite,
    Estou fazendo o uso da garrafada do Frei Romano c/ mel e babosa tem 15 dias, tenho um problema sério de intestino preso, e estou até hoje sem ir ao banheiro e meu corpo ta todo empolado, estou muito fraca e constipada, será que isso é normal? Será que sou alérgica a planta?? Devo suspender o uso? Me ajudem por favor, estou desesperada! Obrigada . meu e-mail: meuscontatosempre@gmail.com

    • Solange Bizzo

      Mila,
      Você deve parar imediatamente o uso desta preparação e procurar um médico. Você deve ter um dianóstico especializado com relação ao seu problema intestinal e receber tratamento. A reação na sua pele pode ser devido a erro de preparação, causados por resíduos da casca que é tóxica, ou reação alérgica mesmo. De qualquer forma o que você precisa agora é de assistência médica.

  4. luiz sergio

    Dra Solange só tenho que te dar os parabens por essa valiosa informação no qual estou muito grato.

  5. Daniela

    Olá Dra!

    Qual a quantidade necessária de ingestão da babosa em uma pessoa com câncer?

    Desde já agradeço.
    Um abraço

    • Solange Bizzo

      Daniela,
      É necessário saber se esta pessoa está em uso de quimioterápicos ou em curso de radioterapia. Em reações adversas eu explico o porquê. Mas fora do tratamento, a pessoa pode fazer uso dela. Nos cursos do tratamento, o melhor é a suplementação com preparados nutricionais. Eu gosto muito do Ensure da Abbott. O sabor baunilha é neutro e você pode usá-los em receitas culinárias. Nos intervalos e após o término do tratamento, você pode usar a babosa. Fale com seu nutricionista.

  6. Regina de Souza

    Dra, tenho esofagite, gastrite e Sindrome do intestino irritado, a babosa faria bem para mim?? por que?

    At,

    • Solange Bizzo

      Regina,
      A babosa seria muito bom para alívio dos sintomas. Porém ela é coadjuvante do tratamento médico: você não deve abandonar os tratamentos e trocar pela babosa. Use-a normalmente com a medicação como se fosse um alimento, o que ela é mesmo. Aos poucos ela vai te tirando deste estado inflamatório em que você se encontra. Mas cuide de uma alimentação sadia, que é a base para uma vida saudável.

  7. Luciana

    Estou ingerindo a babosa há dez dias e já parei a partir de hoje pois estou indo muito pouco ao banheiro e também estou com o corpo todo empolado.

    Infelizmente não me dei muito bem com esta planta. Talvez tome algumas doses menores e esporádicas visando adaptar-me a ela.

    • Solange Bizzo

      A babosa tem um efeito laxativo suave. Não sei se você está usando o produto manufaturado ou a planta mesmo. Qualquer que seja a forma, pare imediatamente e procure o médico para ver se existe uma alergia ou você está se intoxicando com uma planta que não é a babosa ou está preparando a planta de forma errada.

  8. luiz

    minha esposa esta usando babosa com mel,e esta urinando pouco e com dor,pode estar sendo provocado provocado pelo uso dos mesmos?

    • Solange Bizzo

      Luis,
      Apesar de eu estar sempre escrevendo, as pessoas desprezam o fato de que o preparo da babosa em casa tem que ter muita cautela. Primeiro porque tem que retirar a casca e lavar bem porque a casca é tóxica. Se não for este o caso, ela pode estar fazendo uma reação adversa. O melhor é parar o uso por um tempo e só testar produtos industrializados, com selo de qualidade e aprovados pelos órgãos públicos competentes.

  9. Terezinha

    Tenho 61 anos e gostaria de fazer uso da babosa, apesar de minha saúde ser boa. Como posso usá-la no dia a dia? Devo misturar com mel? E a quantidade? Qual posso utilizar? Aqui onde moro tem a de folhas grandes. Obrigada.

    • Solange Bizzo

      Se sua babosa é igual à que aparece no site, é a correta. Nas respostas aos outros leitores você vai colher as dicas de preparo. O uso diário vale como excelente suplemento alimentar para a saúde.

  10. Francisco Oliveria

    Dra. Solange….Há + de 3 meses fiz uma cirurgia de hemorroidéctomia (classe3) e até hoje ainda sinto dor e, sangra após as evacuações…. Jà tomei vários antiinflamatorios, e pouco resolveu…atualmente estou tomando corticóide de 20mg…por 10 dias, + 10mg por +10 dias…..e ainda continua com dor e um pouco de sangramento……. Já me falaram muito sobre a Aloe Barbadensis var Miller, (babosa)…gostaria de receber sua sugestão, se posso estar tomando essa babosa e qual seria a posologia correta, e se eu encontro em farmacia de manipulação ..etc… por favor, oriente-me….. certo de sua atenção, antecipo meus agradecimentos…..
    Francisco Oliveira.

    • Solange Bizzo

      Francisco,
      Você não menciona um diagnóstico das alterações intestinais que você está apresentando. Então é difícil recomendar alguma coisa para você sem detalhes. Para melhor detalhamento da sua situação escreva para o fale conosco .

  11. Peres

    Dra. Por favor faço uso da babosa em natura e gostaria de saber qual a quantidade certa para ingestão diária. Por exemplo qual o tamanho da folha.

    • Solange Bizzo

      Peres,
      Se você está usando a polpa apenas, o que é o correto, você pode usar de 1 a 2 colheres de sopa em uma ou duas tomadas diárias de acordo com a necessidade de seu organismo. O gel não pode ser estocado in natura, pois perde a propriedade. O que aconselho é guardar a folha no refrigerador com a parte do gel coberta por filme de pvc e cortar a folha à medida em que consome.

  12. laercio pereira

    ola Dra tenho esofagite e gostaria de saber se a babosa e indicada,tem umas freiras de um convento que produzem artezanalmente,ouvi falar que so existem quatro tipos indicadados para o consumo,como saber qual as corretas,
    gostaria da sua opniao.obrigada.

    • Solange Bizzo

      Laércio,
      É importante combater as causas da esofagite. Também exames de controle devem ser realizados e o gastroenterologista deve ser consultado. Claro que se pode usar a babosa nestes casos, pois ela é regenerativa, mas sempre conheça se o método de extração e conservação do gel da polpa são adequados.

  13. LUCIANA

    E NORMAL Q A BABOSA NOS CAUSE ALERGIA OU EMPOLE O CORPO E PORQUE ESTA DESINTOXICANDO.APOS ALGUNS DIAS DE USO SOME TUDO. SOU FA DA BABOSA E USO SO A GOMA DE DENTRO,COLHO A NOITE TIRO A CASCA CORTO A GOMA EM PEDAÇINHOS E COLOCO NO CONGELADOR NUM POTE FECHADO.TOMO PELA MANHA EN JEJUN. EM 5 DIAS JA SINTO A DIFERENÇA,UNHAS CRESÇEN ACABA COM FUNGOS PSORIASE MELHORA. ESTOU FAZENDO TRATAMENTO DE UM ANO.LUCIANA ACONSELHO. AS VEZES TAMBEM CRIA UM BOLINHA DE PUS PRETO GRANDE. MAS EN DEZ DIAS ELA SECA

    • Solange Bizzo

      Luciana,
      Infelizmente não existe nada que comprove que as alterações cutâneas causadas pelo uso da babosa sejam relacionas ao processo de desintoxicação. Por isso está classificada como efeito adverso e a interrupção da ingestão é recomendada. Quanto a estocar no freezer, também não existe nenhum estudo mostrando que a babosa permaneça com todas as suas propriedades quando congeladas.

  14. Denize

    Bom dia Dra.
    Minha mãe teve câncer de mama em 2008, fez o tratamento e cirurgia. Em 2010 começou aparecer pequenas bolinhas na pele na região do peito, fez exames e era o câncer novamente, agora em 2013 essas bolinhas se espalharam, atingiram o torax, pleura e pulmão esquerdos. Ela esta fazendo o uso de quimioterapia de 21 em 21 dias. Ela pode fazer o uso da bobosa? Eu tenho uma receita que vai a casca junto, por ser na casca a maior concentração de vitaminas e sais minerais.

    • Solange Bizzo

      Denize,
      Não é aconselhável o uso de babosa durante a quimioterapia ou radioterapia, pois ela pode causar náuseas e vômitos e retardar o curso de tratamento. O melhor é usar um suplemento. Converse com uma nutricionista. Quanto a usar a casca, é altamente desaconselhável, pois é tóxica. A polpa em gel, após extraída, deve ser bem lavada em água corrente para tirar os resíduos da casca e consumida imediatamente, pois perde propriedades quando exposta ao ar.

  15. Sergio Sant'Anna

    Fiz o uso do seguinte preparado da babosa Aloe Barbadenses por mais ou menos 15 dias, tomando duas colheres de sopa três vezes ao dia,porque vi na internet que curava urticária: 02 folhas grandes, picadas com casca, sem as espinhas, batidas no liquidificador com meio quilo de mel e duas colheres de aguardente. Estava com muita coceira nas virilhas e nos braços e pernas, que até sangrava. Era urticária, segundo avaliação de dois dermatologistas, que me passaram pomadas, sabonetes, polvilho antisséptico, e até azitromicina, que não resolveu. Usei também um gel de babosa, manipulado por uma farmácia homeopática. Depois de ter tomado praticamente todo o preparado, comecei a ficar em estado febril, com muitas dores pelo corpo, fraqueza e queda de pressão. Logo após, me apareceu uma dor interna no baixo ventre, dor intensa ao evacuar, fezes com sangue e estou assim até hoje. Procurei um Coloproctologista, que me pediu exames de sangue, urina e colonoscopia, que farei no dia 24, próximo. Estou aguardando o resultado dos exames, mas acredito que tudo isso tem a ver com o uso da babosa, pois nunca tive essas coisas antes. A urticária foi curada, graças a Deus! Estou usando chá de uxi amarelo e unha de gato, para combater a infecção e espero que até o dia do exame, não tenha mais nada. Existe algum outro tratamento que eu possa estar fazendo?

    • Solange Bizzo

      Esta manipulação veiculada na internet tem dois pontos negativos: o uso da folha que é tóxica e adição de álcool que não sei para que serve.
      Oportunamente estarei divulgando a maneira correta de manipular a planta.

  16. Travassos

    Boa noite, Dra. Solange, estou com gastrite e me indicaram a babosa..gostaria de saber como faço uso diário da babosa? de qual maneira a senhora poderia me ajudar.
    Desde já agradeço a sua atenção,
    Wilson Travassos.

    • Solange Bizzo

      Travassos,
      Você tem o pé da planta em casa ou prefere o produto processado? Entre em contato pelo site.

  17. Lucélia

    Olá Dra.gostaria de saber como preparo a barbosa para tomar em casa,tenho a planta.Fico no aguardo.Obrigada.

  18. marilene

    Dra,quanto tempo leva para acontecer intoxicação pelo uso da babosa com casca?Estou tomando esse preparado da internet a dois meses,porém,a babosa é aquela que tem caule e folhas mais finas.Contudo melhorei das dores que eu tinha em varios pontos de barriga ,que segundo o medico era verticulose,sinto-me com mais disposição. porém vendo o seu site notei que várias pessoas estão tendo problemas com esse preparado e fiquei preocupada.Quero ressaltar que não foi por meio da internet que eu adiquiri essa receita, e sim de uma pessoa idônea e amiga,só que é igual,e a ela foi recomendada esse tipo de babosa.Por favor me diga se pelo tempo de uso ainda corro risco?

    • Solange Bizzo

      Marilene,
      Procure um médico e peça para avaliar sua função hepática através do hepatograma. Se estiver tudo normal, use a planta como ensinado na categoria O PREPARO.

  19. Anibal Lima

    Boa noite Dra Solange, meu pai fez o uso da folha da babosa, inteira com casca por dois dia seguidos junta a vitamina da manhã, após esse consumo ele ficou com uma dor persistente no estomago, e uma coceira insuportável na pele, principalmente nas pernas. Após ler diversos comentários, acredito que deve ter sido pelo uso da folha da babosa com casca, o que se deve fazer para aliviar esses sintomas desagradáveis ?

    • Solange Bizzo

      Olá, Anibal.
      A casca da babosa é muito tóxica e produz reações adversas como coceira. Por isso eu preparei uma categoria chamada O Preparo que você facilmente vê na página.A casca também é tóxica ao fígado. As reações são minimizadas com a suspensão do uso e se não houver melhora um médico deve ser consultado.

  20. Bom dia Dra. Solange,
    Fiz uso durante 10 dias do preparado do frei Romano e me senti bem, mas faz 4 dias que parei e estou sentindo dor no estomago, apesar que mesmo antes do tratamento eu já tinha queimação, então não sei se é devido a ela. No geral acho que melhorei, mas me assustei com os depoimentos e você diz o contrário do frei, sobre a casca da babosa, confesso fiquei preocupada. Eu fiz uma cirurgia em janeiro de histerectomia total de pré cancer do endometrio, mas ainda sinto dores abdominais. Estou fazendo novos exames para ver se está tudo bem. Gostaria de saber sua opinião se posso continuar com o tratameto da babosa, pois tenho a planta no meu quintal. Obrigada, Deus lhe retribua em muitas bençãos este trabalho abençoador. Vera.

    • Solange Bizzo

      Olá, Vera!
      Dores após recuperação em cirurgias são frequentes e podem levar de 6 meses a um ano para desaparecerem. Normalmente o médico solicita consultas de acompanhamento com exames para dar atenção a esta fase. Quanto à dor de estômago, aconselho você procurar o gastroenterologista e talvez ele peça a endoscopia. Por isso que eu não gosto da preparação do Frei, pois tanto o álcool quanto a casca são irritantivos e podem piorar úlceras e gastrites.
      Solange Bizzo

  21. OLÁ boa tarde minha vó sente muitas dores nas pernas e na bacia local onde tem platina como posso usar a babosa para aliviar as dores q ela sente

    • Solange Bizzo

      O gel da babosa tem atividade analgésica e anti-inflamatória. O ideal é ingerir o gel 3 vezes ao dia. O gel também pode ser aplicado no local da dor.
      Não esqueça que é importante tomar sol e também fazer revisões no ortopedista.

  22. Ola Dra.faço uso das bolinhas de babosa. Me ajudam no funcionamento do meu intestino,mas tmb vira quase uma dor de barriga. Mas sem o uso fico até 3/4 dias sem ir ao banheiro.
    Mas ontem vi no programa bem estar da globo q essas bolinhas n fazem bem p saúde e q o ministério alerta p n fazermos uso dela.
    Tem alguma coisa nela q seja prejudicial? Tenho q ficar atenta a algum sintoma?
    Obrigada.

    • Solange Bizzo

      Raquel,
      Eu não conheço como é feita a bolinha da babosa. Se ela contiver a casca, realmente dará cólicas e é prejudicial à saúde.
      Eu recomendo o uso do gel como descrevo em O Preparo (à direita do site). No entanto, você deve procurar um médico em busca de alguma coisa a mais que possa estar acontecendo. Também seria interessante a consulta com nutricionista para rever seus hábitos alimentares. No meu site vivasemcancer.com.br eu falo sobre a prevenção de câncer intestinal e cuidados com alimentação.

Deixe Seu Comentário Abaixo

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *


*