O que é o sistema imunológico

ago 9, 2011

Olá, aqui é Dra. Solange

O sistema imunológico é o sistema de defesa do organismo. Semelhantemente a um exército que defende seu território, ele é composto de vários tipos de células, que secretam vários tipos de substâncias e que estão prontas para agir quando as barreiras naturais do organismo são rompidas pelos inimigos. Estes inimigos são os microrganismos de vários tipos e espécies. Eles desempenham atividades nocivas e tentam se reproduzir no interior do corpo humano. Quando existem condições em que o corpo registra mal ou não reage suficientemente aos invasores, o que representa uma imunidade alterada, os inimigos se proliferam e destroem o corpo humano até a sua morte.

O corpo humano, por outro lado, em condições anormais, pode começar a estranhar suas próprias células e o autocombate gera o que é conhecido como doença autoimune, ou seja, é um tipo de imunidade que destrói o próprio corpo. Esta situação leva a um estado inflamatório crônico, onde as células de defesa, esgotadas por lutar contra o próprio organismo, fica propenso a infecções e mesmo ao câncer

De uma forma simplista, quando falamos em sistema imunológico referimo-nos aos elementos celulares (leucócitos ou glóbulos brancos e linfócitos (tipo B e T)) e substâncias imunologicamente ativas (citocinas, interferon, sistema do complemento, imunoglobulinas ou anticorpos, entre outros).

Por outro lado, a visão simplista de um sistema imunológico exclusivamente desempenhando reações químicas diante do agressor externo deixou de existir a partir da década de oitenta do século passado. Desde então, o olhar direcionou-se para um sistema imunológico afetado pelas áreas cognitiva, emocional e hormonal. Desta forma, alguns pesquisadores passaram a observar que o estresse traumático, ansiedades, perdas, situações de luto acabavam por afetar o equilíbrio hormonal e geravam uma série de alterações no sistema imunológico que resultavam em diversos tipos de doenças. Se somado a isto o indivíduo ainda pratica maus hábitos de vida e higiene, é tabagista, ingere álcool ou apresenta distúrbios do sono, as alterações imunológicas ainda são mais acentuadas.

Ainda há que se considerar o próprio comportamento do indivíduo, como tendência à depressão, problemas de afetividade, autoestima. Enfim, o sistema imunológico não é apenas um grupo de células e substâncias esperando por um agressor. Ele é suscetível a uma série de fatores próprios de cada indivíduo, de situações de vida e de agentes externos. Portanto, é fácil entender deste ponto de vista, porque as doenças acabam por se desenvolver a partir de uma situação de vida ou de como o indivíduo vê a si próprio.

Comments

comments

Deixe Seu Comentário Abaixo

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *


*