O que é inflamação

ago 9, 2011

Olá, aqui é Dra. Solange

A inflamação é a resposta do organismo a um agente agressor de qualquer natureza. Normalmente este processo visa à neutralização da agressão e posterior reparo. Os tecidos inflamados se alteram, não só pela agressão e danos sofridos, mas também pela presença de elementos celulares e substâncias que participam do processo inflamatório para eliminar o agente agressor e recuperar os tecidos. Clássicamente a inflamação se classifica como aguda e crônica, dependendo do tempo que este processo inflamatório se mantém ativo no organismo. Observam-se como componentes deste processo a dor, o rubor (vermelhidão) e o edema (inchaço). Em determinadas ocasiões pode-se observar febre.

Em determinadas ocasiões, o processo inflamatório se perpetua de maneira indesejável, causando inflamações crônicas, muitas vezes incapacitantes para o indivíduo. Isto acontece porque o organismo continua a fabricar substâncias e células que causam a inflamação. A inflamação crônica é um processo pertubador para o nosso sistema de defesa que fica ativado de modo contínuo e hiperreativo, causando uma série de doenças.

Comments

comments

14 Comentários

  1. carlos

    olá,Doutora Solange meu nome é Carlos,li sua matéria sobre a babosa e achei muito interessante pois acerca de um ano adquiri uma doença crônica que foi diagnosticada como polineuropatia inflamatória desmielinizante crônica e quero sua opinião se posso usar a babosa. Um grande abraço.

    • Solange Bizzo

      Carlos,
      Toda doença crônico-degenerativa melhora com o uso da babosa. Ela traz grandes benefícios.

  2. Marcos

    Olá Dra Solange meu nome é Marcos e adorei sobre os benefícios da babosa. Gostaria de saber como usar para o tratamento do intestino, se deve corta-la em pedaços pequenos e fazer um chá e toma-lo, ou se deve come-la como salada….obrigado.

    • Solange Bizzo

      Marcos,
      A babosa é excelente anti-inflamatório intestinal. O problema é que é muito amarga. Para auxiliar de tratamento é importante a primeira tomada ser feita em jejum. As duas outras tomadas deve ser entre as refeições com o estômago vazio. Recomendo o gel, sem aquecimento prévio.

  3. júlio

    olá dr gostaria de saber, se a babosa é eficaz no tratamento de bursite no ombro,e como deveria usa-la quantidade etc.

    • Solange Bizzo

      Toda dor no ombro deve ser investigada, pois pode não ser uma simples bursite. Por isso, o médico deve ser consultado. A babosa é um bom auxiliar no tratamento da bursite, pois ela é anti-inflamatória. Ajuda também na recuperação de cartilagens. Verificar se não há sobrecarga de peso, colchão inadequado, doenças reumatológicas ou compressões de raízes nervosas ajuda a prevenir lesões mais graves.

  4. Dalila

    Dra. tenho rosácea e quero saber como usa babosa.

  5. lucia de souza almeida

    gostaria de saber qual a melhor maneira de ingerir a babosa se pode bater no liquidificador com leite ou aqua…

    • Solange Bizzo

      Veja neste site em O Preparo como usar o gel da planta.

  6. eres

    ola gostaria desaber se a babosa pode ser usada no tratamento da epatite tipo c

    • Solange Bizzo

      Babosa não é remédio, ela é um auxiliar de tratamento e um alimento restaurador e regenerador como tantos outros. Seu diferencial é a concentração de nutrientes que ajudam na regeneração dos órgãos, tecidos e células. Desta forma, a variedade apresentada aqui pode ser usada do jeito que pode ser lido em O Preparo, categoria do site.

  7. paulo rogerio sandy

    Ha um ano sofri um acidente de trânsito, quebrei o fêmur em 2 e a tíbia em vários pedaços, tenho uma inflamação no pino sobre o joelho,, gostaria de saber como posso usar a babosa ..?

    • Solange Bizzo

      Paulo,
      Consulte em O Preparo os detalhes da preparação.

Deixe Seu Comentário Abaixo

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *


*