O que é infecção: a babosa pode ser um grande auxílio

ago 9, 2011

Babosa e infecçãoNa infecção, um microrganismo corrompe ou contamina outro organismo superior, desencadeando um conjunto de fenômenos biológicos no organismo agredido, com liberação de toxinas, acarretando uma série de reações locais e generalizadas de natureza imunológica e inflamatória em diversos níveis. As infecções podem ser superficiais, profundas, localizadas ou generalizadas. Várias são suas causas e ela pode ser principalmente de natureza viral, bacteriana e micótica (fungos).

Os antibióticos foram descobertos no início do século XX e trouxeram um grande avanço ao tratamento médico. A penicilina foi o primeiro antibiótico isolado e, a partir de então, não cessaram pesquisas a respeito destas substâncias.

Os microrganismos, é claro, foram desenvolvendo resistência a vários antibióticos, principalmente em pacientes hospitalizados. Com isso, a resistência a antibióticos passou a ser o maior pesadelo de médicos e pacientes.

Historicamente, o conceito de implantação de comissão de controle de infecção hospitalar foi instituído em 1993 no Brasil. A partir de uma portaria do Ministério da Saúde todo hospital do país, independentemente de sua natureza jurídica, passou a ser responsável pelo controle de infecções em seu respectivo ambiente. Desde então, o treinamento dos profissionais de saúde se tornou a mais importante arma para o controle de microrganismo com múltiplas resistências a antibióticos, conhecidos genericamente como superbactérias.

Devido a essa resistência antibiótica crescente, a ANVISA decidiu que todo o medicamento contendo antibiótico só poderia ser vendido com receita médica em duas vias. A medida visa conter o uso abusivo de antibióticos e impedir a automedicação, ou seja, a pessoa decide ingerir um antibiótico por conta própria. Desta forma, os microrganismos deixam de ser frequentemente expostos a esta droga, com isso diminuindo o risco de resistência em longo prazo.

A sepse é uma infecção grave e generalizada. É a maior causa de morte em unidades de terapias intensivas (CTI, UTI). O principal evento da resposta à sepse está numa superativação da reação do sistema inflamatório (síndrome de resposta inflamatória sistêmica- SIRS), com produção excessiva de mediadores e células inflamatórias, reação esta que foge ao controle do organismo e acarreta em aumento do risco de morte.

Um estudo realizado em ratos demonstrou que a Aloe vera melhorou a disfunção múltipla de órgãos que ocorre em sepse grave, demonstrado por parâmetros bioquímicos e estudos histopatológicos em ratos. Assim, mediadores que se encontravam elevados foram controlados pela Aloe vera e ela também aumentou a depuração das bactérias. Estes achados sugerem que a Aloe vera pode ser útil como agente terapêutico no controle da sepse.

Para ver o resumo do artigo clique aqui

O Preparo adequado da babosa pode ser visto aqui neste site.

Foto: www.freeimages.com

Comments

comments

15 Comentários

  1. ROSANGELA

    Fiz uma grande cirurgia plato tibial, colocaram duas placas uma na frente outra atras com parafusos dos lados e enxerto. Os pontos infeccionaram e os retirei. Uma semana depois q fui no retorno na medicina de Uberlandia o enfermeiro retirou grande quantidade de fibrina onde alcansou a placa mas não tinha odor apenas um pouco de secreção. Fazendo curativos diários com soro e colagenase de pois de uma semana suspendeu o colagenase. sinto algumas coisas estranhas estou com medo de rejeição, a placa do lado direito bem na lateral sinto dolorido. Dentro da placa suponho me parece q quando a perna ta p baixo sinto algo escorrer. Algumas fisgadas e como algo de mexendo lá dentro. Quero beber babosa e colocar por fora e no joelho q dói muito. Não na abertura ond faz curativos. O q devo fazer ? To preocupada. Rosangela

    • Solange Bizzo

      Rosângela,
      Apesar de vários artigos demonstrarem a eficiência da babosa como cicatrizante, este auxiliar de tratamento não pode ser utilizado sem supervisão médica. Não se pode pegar uma planta de jardim e jogar sobre uma placa ortopédica ou próximo a ela, pois o risco de contaminação é grande e pode complicar com osteomielite e fracasso do procedimento cirúrgico. Pergunte ao seu médico sobre os seus sintomas e preocupações. Quanto a ingerir a babosa, o melhor é procurar por produtos certificados e preparados adequadamente para consumo e principalmente liberados pelos nossos órgãos públicos.

    • gisele

      Olha beber babosa noa recomendo, mas colocar babosa nas feridas e no corte recomendo sim. Babosa é ótimo para cicatrizar ferimentos e retirar a infecção…

      • Solange Bizzo

        Beber babosa da variedade recomendada neste site é altamente benéfico em relação à saúde, pois se trata de alimento revigorante. Já usar sobre feridas necessita avaliação médica adequada.

  2. Santana

    Bom dia,
    Tenho uma inflamação no colo do útero, já passei por vários tratamentos, mas ainda sinto que não consegui melhorar… Seria a babosa indicada para o meu caso, posso toma-la com agua, pois na minha casa tenho a planta? Minha inflamação deve ser remissiva.

    • Solange Bizzo

      Santana,
      É necessário acompanhamento rigoroso de seu ginecologista. Já existem sabonetes íntimos à base de babosa e que são ginecologicamente testaos.

  3. Ana Maria

    Boa noite,

    Estou desde hoje com meus gânglios doloridos e tambem doem ao tocar.
    O que pode ser isso?
    Obrigada!

    • Solange Bizzo

      O propósito deste site não é dar consulta médica, mas fornecer orientações sobre a babosa. É importante que você procure um médico para ver seu problema.

  4. Elenir Caldeira da Silva

    Tenho fungos no ouvido. Posso aplicar babosa?

    • Solange Bizzo

      Elenir,
      Você deve procurar um otorrinolaringologista e um imunologista.
      O uso da babosa para você é apenas o suco.

  5. Tô com infecção urinária, a babosa tem algum benefício no tratamento?

    • Solange Bizzo

      Olinda,
      A infecção urinária tem que ser tratada por um médico. Se ela for uma infecção de repetição, deve ser investigada também pelo médico. A babosa é um bom auxiliar no tratamento de infecções em geral, mas não é um medicamento. Procure sempre um médico!

  6. Ademir luiz mund

    sofri uma cirurgia intra craniana apos um acidente estou controlando com alcool e reforcina ha cecreçao constanta fiz tre cirurgias e o medico responsavel orientou que nao posso sofrer uma proxima pois nao posso ter uma cicatrizaçao total pois a infecçao e profunda …. pergunto possso usar a babosa e como…… grato.

    • Solange Bizzo

      Olá, Ademir!
      Use a babosa como está descrito na categoria O Preparo. Seu organismo deverá responder positivamente a este fabuloso alimento.

  7. EVANGELISTA RIBEIRO

    GOSTEI MUITO

Leave a Reply

O seu endereço de email não será publicado Campos obrigatórios são marcados *


*

Você pode usar estas tags e atributos de HTML: <a href="" title=""> <abbr title=""> <acronym title=""> <b> <blockquote cite=""> <cite> <code> <del datetime=""> <em> <i> <q cite=""> <strike> <strong>