O que é Cancer.

ago 9, 2011

cancerO Câncer é uma doença multifatorial com mais de 200 tipos enfermidades identificadas. O processo de iniciação de um câncer (carcinogênese) envolve fatores do próprio organismo do indivíduo (causas genéticas, doenças debilitantes, alterações da imunidade ou defesa orgânica, entre outros). No entanto, em vários casos, fatores externos podem desencadear o câncer, como agentes físicos (radiação ultravioleta em horários de pico da luz solar, radiações ionizantes em geral), tabagismo, uso de bebidas alcoólicas, dieta inadequada, uso ou inalação de substâncias que provocam o câncer.

Qualquer pessoa pode fabricar células anormais no decurso de sua vida, porém existem mecanismos no nosso organismo que reconhecem estas células anormais e deflagram ações para destruí-las. Se por algum motivo esta destruição não ocorrre, causando morte desta célula anormal (apoptose), elas continuam se multiplicando, porém fora do controle do organismo. Este tipo de crescimento ocorre mais frequentemente em pessoas com história familiar de câncer, distúrbios genéticos que favoreçam o aparecimento da moléstia, exposição aos agentes carcinogênicos (excesso de exposição ao sol, fumo, álcool, contaminação ambiental, exposição profissional) ou estado inflamatório crônico do organismo (obesidade, tabagismo, doenças autoimunes, entre outros).

De nossa parte, não conseguimos mudar fatores herdados, mas podemos retardar a manifestação de genes que induzem a formação de células cancerosas, desenvolvendo hábitos de higiene e boa alimentação, além de exercícios físicos regulares sempre orientados por um bom profissional. Manter-se vigilante também é uma boa maneira de evitar que o câncer venha causar danos irreparáveis na vida do portador da doença. Para isso, exames preventivos periódicos devem ser realizados, principalmente em relação aos orgãos mais afetados dentro de uma mesma família.

O especialista em câncer é sempre a melhor opção para avaliar estes casos, pois a primeira abordagem é definitivamente aquela que sela a sobrevida do paciente e colabora para o sucesso de tratamento. Se existem maus hábitos alimentares, exposição a produtos químicos, drogas lícitas (fumo e álcool) ou agentes físicos, recomenda-se atenção redobrada. Se há registros de casos anteriores na família, fique atento à sua linha ascendente e descendente.

Prevenir o câncer impõe duas ações: vigiar os próprios hábitos de vida e visitar o profissional médico especializado e orientado a detectar precocemente a doença, fornecendo uma excelente chance de cura ao portador de câncer.

Veja também:

Outros artigos sobre câncer e babosa

O Preparo

 

 

Comments

comments

Deixe Seu Comentário Abaixo

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *


*