Calvície: mix de babosa e ervas como auxiliar na saúde dos fios de cabelo

dez 5, 2013

calvícieA calvície é um drama estético que afeta, em sua maior parte, a população masculina. Porém, muitas mulheres têm padecido deste mal. As principais causas são genéticas e hormonais. No entanto, erros nos hábitos de vida têm contribuído para acelerar a calvície como, por exemplo, dieta muito gordurosa e com excesso de ingestão de carnes, baixa ingestão de líquidos, uso de produtos químicos que danificam o couro cabeludo, tração excessiva dos cabelos com presilhas e elásticos, estresse emocional, erro nos cuidados higiênicos com o couro cabeludo, micoses e outras infecções e doenças autoimunes. Procure sempre um dermatologista para avaliar as causas.

Existem muitas ervas que melhoram o aspecto estético da calvície, todavia os demais cuidados com a saúde devem ser realizados. Aqui vai uma sugestão de um mix de babosa e outras ervas para melhorar o aspecto estético da calvície tanto masculina quanto feminina. De quebra, apresento uma sugestão de cuidados com o couro cabeludo.

Evidentemente, há uma série de ervas que combatem a calvície, porém, estas são as que se acham mais facilmente em hortifrutis, pois as ervas frescas são melhores:

  1. Prepare o gel conforme descrito na categoria O preparo
    ou obtenha um gel de qualidade.
  2. Adquira as seguintes ervas: avenca, hortelã, alecrim, sálvia.
  3. Lave as folhas e caules tenros e obtenha um punhado de cada erva; amasse junto com o gel num pilão exclusivo para isso (prefira um de cerâmica branca ou madeira), até ficar bem pastoso.
  4. Junte 1 comprimido de vitamina C e uma cápsula de vitamina A e continue pilando até ficar homogêneo.
  5. Guarde bem a mistura em um pote limpo com tampa, envolvido em material que não deixe passar luz e guarde dentro da geladeira.
  6. Prepare o couro cabeludo para receber o gel.

Não prepare grandes quantidades, pois com o tempo o preparado se oxida e perde os princípios ativos.

O preparo do couro cabeludo:

Quando o couro cabeludo é oleoso, além dos cuidados com os bons hábitos, procure um shampoo neutro e lave os cabelos e o couro cabeludo 3 vezes por semana sem friccionar em demasia, pois aumenta a oleosidade.

Use o mix, massageando todo o couro cabeludo suavemente em movimentos circulares e distribuindo homogeneamente a mistura. Envolva o couro cabeludo com plástico ou touca plástica e deixe agir por pelo menos 45 minutos. Se quiser, pode dormir com a mistura, pois quanto mais tempo a mistura agir, melhores serão os resultados. Tão somente tenha o cuidado de proteger a fronha com uma toalha limpa. Enxágue com água fria ou levemente morna e deixe secar naturalmente. Pode-se também usar o condicionador apenas nas pontas.

Cabelos são como a saúde: exigem cuidados frequentes. Uma vez negligenciando a saúde, ela começa  a piorar. Assim também é com o cabelo e pele.

Cuidado com o uso de condicionador: não aplique no couro cabeludo nem deixe aquele restinho pensando em melhorar o resultado. Tire totalmente no enxágue. Resíduos de condicionador podem dar seborreia e micoses, contribuindo para queda.

Para otimizar os resultados, recomenda-se a ingestão diária de gel de babosa que ajuda a combater várias alterações no organismo e coopera para a boa saúde, inclusive pele e cabelos.

Com relação às folhas que sobraram da avenca, hortelã, alecrim, sálvia: guarde em sacos fechados e sem ar na geladeira após lavá-las e secá-las.  Use-as também para temperos, chás ou sucos pois são altamente favoráveis à saúde. É interessante ter as ervas plantadas em um pequeno vaso.

Leitura complementar: Os principais benefícios da babosa .

Comments

comments

Deixe Seu Comentário Abaixo

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *


*