Benefícios da Babosa: Seja Bem Vindo

set 22, 2013

 

Olá, aqui é Dra. Solange

Obrigada por visitar meu site.

Benefícios da Babosa | História da Babosa

benefícios da babosaA babosa (aloés) é conhecida dos seres humanos há milênios, desde a pré-história. Pela imensa quantidade de benefícios e devido à presença de diversas substâncias bioativas a babosa é considerada o alimento mais completo que existe.  Embora algumas pessoas pensem que ela tenha surgido no Norte da África ou Oriente Médio, a planta e suas várias espécies estão distribuídas em praticamente todos os continentes e todos os povos antigos conheciam o valor dos seus extratos naturais. As propriedades farmacológicas, quer benéficas, quer tóxicas em determinadas espécies, têm sido objeto de estudo de vários laboratórios farmacêuticos e universidades. Nesta última década houve um grande aumento da procura da população mundial por fitoterápicos e chás com ações benéficas, como registrado pela Organização Mundial de Saúde (OMS). Vários cientistas em centros de pesquisas internacionais estão cedendo ao uso terapêutico de ervas medicinais  e muitos estudos têm sido publicados com a utilização principalmente de Aloe barbadensis var.Miller em vários ramos de pesquisa sobre enfermidades humanas. Esta espécie é a que mais concentra elementos nutritivos em seu cerne gelatinoso e sua toxicidez para o organismo humano é nenhuma.

Os benefícios da babosa têm chamado a atenção da comunidade científica que tem procurado estudá-la de maneira mais profunda em relação às conhecidas enfermidades. A babosa também é utilizada como alimento e em algumas culturas como fitoterápico. No Brasil, ela pode ser considerada como um nutracêutico, ou seja, funciona como alimento que complementa nossa dieta com substâncias nutritivas raras que trazem melhora das funções do organismo humano.

Benefícios da Babosa | Propriedades da Babosa

O gel da babosa corresponde ao cerne gelatinoso da planta e pode ser usado tanto externamente, quanto ingerido, em se tratando da Aloe barbadensis var Miller, pois é inofensiva aos humanos.

O gel aplicado topicamente tem ação de limpeza, refrescância, regeneradora, fornecendo quantidades de vitaminas, estimulando circulação sanguínea. Melhora a oxigenação da pele, eliminando toxinas. Devolve a maciez e elasticidade e protege a pele dos radicais livres e outras substâncias que contribuem para o envelhecimento. Em caso de feridas, a babosa contém enzimas que digerem o tecido danificado, inclusive o pus e acelera o processo de cicatrização. Ela consegue associar ao mesmo tempo a melhora imunológica local com ação antibiótica e anti-inflamatória. Além disto, ainda promove efeito anestésico local. Esta propriedade cicatrizante multifatorial da babosa promove uma cicatrização mais rápida quando o gel é usado localmente.

Na cosmética, seu reconhecido efeito anti-idade é principalmente devido a uma associação dos componentes nutritivos e regeneradores da planta aliados ao seu grande poder de penetração profunda. Age também como excelente componente de gel dental, ajudando a reparar vários tipos de lesões que ocorrem na cavidade oral. Como suplemento dietético, o gel tem propriedades fantásticas, porém o extrato desidratado compromete estas propriedades. A babosa fornece substâncias ativas capazes de reequilibrar um organismo debilitado por agressões como estresse, enfermidades crônicas, doenças agudas entre outras.

Desta forma, entre os benefícios da babosa em gel estão o combate ao mau hálito, alergias, falta de apetite, colite, diabetes, dificuldades digestivas por diminuição do suco gástrico, acidez gástrica, constipação, flatulência, anemia, alterações de colesterol, infiltração gordurosa hepática (esteatose), obesidade, hipertensão, problemas respiratórios, queda do desempenho intelectual, fadiga crônica, alterações articulares, distúrbios imunológicos, herpes, psoríase entre outros.

Benefícios da Babosa | Considerações Finais

Durante minha vida profissional vi muitas verdades médicas virarem mentiras. Muitos conceitos e teorias foram lançados por terra e outros mais complexos surgiram em seu lugar. O mais interessante disto é que a humanidade grava no seu inconsciente coletivo experiências acumuladas pelos milênios de sua existência, tanto na Medicina como em outras áreas do saber humano.
Os benefícios da babosa são passados de geração em geração em diversas partes do mundo. Pesquisar fontes seguras de informação ajuda a compreender as ações nutracêuticas desta planta.

Babosa não é panaceia. É alimento e saúde!

Neste site você pode encontrar os diversos estudos sobre benefícios da babosa subdivididos por categorias.

Viva sem câncer

(clique no link acima para saber mais sobre como se prevenir contra o câncer)

Comments

comments

15 Comentários

  1. meire

    gostaria de saber se a babosa pode ajudar na alergia como dermatite atopica pq nao tem nada que combate esta dermatite do meu filho sera que a babosa pode judar ?

    • Solange Bizzo

      Meire,
      Babosa não é um remédio, ele é um auxiliar de tratamento. Nenhum tratamento deve ser interrompido para passar a usar somente a babosa, sob risco de complicações. Muitas vezes, no entanto, as doenças surgem de um desequilíbrio orgânico em um ou mais de nossos sistemas como aparelho circulatório, sistema imunológico, sistema digestório e por aí vai. O que muitas vezes acontece, e que, na maioria das vezes, não conseguimos explicar ainda, é que o gel da planta parece suprir aquela necessidade, o organismo se equilibra e a medicação faz efeito. Por vezes, o uso contínuo de suplemento de babosa permite que a saúde se restabeleça e não haja mais necessidade de medicação. Pelo exposto, fica claro que você pode usar babosa pata melhorar a situação de seu filho tanto ingerindo o gel, quanto aplicando no local (existem produtos prontos para este uso), mas sob supervisão médica. E os medicamentos serão interrompidos apenas com ordem médica. Esta é a maneira mais segura de se usar este suplemento para corrigir problemas de saúde.

  2. MIRIAN COUTO CALHEIROS

    A BABOSA É REALMENTE UMA PLANTA MILAGROSA!!! PORÉM, A FOREVER LIVING, EMPRESA AMERICANA DESCOBRIU QUE A ÚNICA ESPÉCIE DE BABOSA (ALOE VERA), USADA NA PRODUÇÃO É A BARBADENSE MILLER, POIS É A ÚNICA QUE PODE SER INGERIDA, ESTUDOS CIENTISTICOS DEMONSTRARAM ISTO.
    ESTA EMPRESA JÁ ESTÁ 150 PAÍSES COM SUCESSO ABSOLUTO. OS MÉDICOS JÁ ESTAM INDICANDO PARA PCIENTES DE QUIMIO. COMPROVADAMENTE TEM TIDO RESULTADOS MARAVILHOSOS.
    EU TINHA UMA ALERGIA CRÔNICA QUE VÁRIOS ALERGOLEGISTAS DIZIAM: VOCÊ TEM QUE SE ACOSTUMAR A CONVIVER COM ISTO, E EU NUNCA ACEITEI ESTE DIAGNÓSTICO. UM DIA CONHECI ESTA EMPRESA E COMECEI A TOMAR O SUCO ACREDITANDO QUE IRIA FICAR BOA EM ALGUNS MESES FIQUEI COMPLETAMENTE BOA, INCRÍVEL! SUMIU A TAL ALERGIA QUE ATRPALHAVA A MINHA VIDA.
    GENTE, QUER TESTAR? LIGUE PARA 82-91284531

  3. EDUARDO GUILHERME

    KBOM QUE EU TAMBÉM TENHO ALERGIA E VOU PROCURAR ESTE PRODUTO, POIS MINHA VÓ SEMPRE FALAVA QUE BABOSA É BOM PRÁ TUDO.
    TEM QUE TER CUIDADO COM A BABOSA DE FUNDO DE QUINTAL, POIS A BABOSA PARA SER INGERIDA, SEGUNDO A FOREVERLIVING, ELA TEM UM METRO DE ALTURA E 1KG DE GEL E SÓ USAM A BARBADENSE.
    FIQUEI SABENDO QUE A CASCA NÃO TEM UTILIDADE ALGUMA PARA SAÚDE, POR ISSO A FOREVER SEPARA O GEL DA CASCA.
    TENHO LIDO MUITO A RESPEITO E ESTOU ENTUSIASMADO COM A IDEIA DE USAR OS PRODUTOS DA FOREVER.
    OBRIGADO PELA DICA.

  4. Keilla

    Olá Dra Solange!
    Obrigada por compartilhar seu conhecimento conosco (internautas).
    Estou aplicando a polpa da babosa na minha pele, para cicatrizar umas feridas causadas por uma alergia a não sei o quê.E foi praticamente instantânea a suavidade e refrescância que senti. A pele esticou como se eu tivesse passado primer para maquiagem!! Desde então estou buscando outra formas para consumir e melhorar minha saúde. Gostaria de saber como posso ingerir a babosa?
    Um abraço,

    • Solange Bizzo

      O gel de babosa pode ser confeccionado em casa a partir da Aloe vera barbadensis Miller. Porém não o recomendo, pois precisa de cuidados especiais no preparo para não causar danos à saúde. Você pode adquirir o gel já pronto, tendo o cuidado de verificar o registro nos órgãos públicos competentes, além de selos de garantia para um produto organicamente preparado, conferindo maior pureza ao produto.
      A consistência e concentração do gel varia de acordo com estação do ano: quanto menos chuva, menos aguado é o gel. Para uso diário, como suplemento alimentar para combater o estresse e repor elementos nobres perdidos nas batalhas do dia a dia, recomendo 50 a 100 ml duas vezes ao dia.

  5. celio

    Quem vai fazer radio ou quimio nao pode tomar a babosa?
    Como identificar essa especie certa para nao correr risco?

    • Solange Bizzo

      Eu não recomento a babosa para pessoas que estão em curso de quimioterapia e radioterapia, pois além de ser amarga e causar náuseas e vômitos, ela também é laxativa e pode acentuar a diarreia causada pelo tratamento contra o câncer. O ideal é fazer suplementação oral. Eu gosto de trabalhar com o Ensure ou Prosure da Abbott, mas há vários no mercado. Converse com um nutricionista.

    • antonio

      Consulte o google: frei romano zago – “cancer tem cura” (babosa). Depois você me fala sobre o resultado. Akl abç.

      Antônio

      • Solange Bizzo

        O problema do preparo do Frei Romano é o álcool, que não estabiliza a babosa e ainda faz mal ao organismo.

    • antonio

      Célio
      Consulte este link: http://www.youtube.com/watch?v=ORA3nb1Ic8M. É uma entrevista do frei romano zago falando sobre a cura do cancer com o uso da babosa. Simples e objetiva.

      Akl abç.

      Antônio

      • Solange Bizzo

        O preparo da babosa deve seguir as normas estudadas por cientistas que apresentam melhores resultados. Veja O Preparo.

  6. antonio

    Nada impede que você prepare o gel de babosa caseiro. É só seguir o q o frei postou na internet. Veja este video: http://www.youtube.com/watch?v=ORA3nb1Ic8M.

    • Solange Bizzo

      Não aconselho preparação com álcool, se pudermos usar frutas frescas. Consulte neste site O Preparo.

  7. jaqys

    ola boa tarde, pelo que jâ ouvi comentar sobe a aloe vera. deve ser realmente bom

Deixe Seu Comentário Abaixo

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *


*