Babosa: Resposta Inflamatória à Obesidade & Resistência à Insulina

ago 2, 2011

mulher obesaA síndrome metabólica atualmente é definida como um conjunto de distúrbios que aumentam o risco de doenças vasculares e inclui a obesidade,  dislipidemia (aumento de colesterol e triglicerídeos, entre outros), resistência à insulina, hipertensão arterial. Ela pode se estender desde a infância até a vida adulta e senilidade, porém existem estudos que levantam a possibilidade dela já se iniciar na vida fetal.

A síndrome metabólica vem aumentando sua incidência e responde pelo aumento de risco em duas vezes na mortalidade geral e três vezes na mortalidade por doença cardiovascular.

A resistência à insulina integra o quadro de síndrome metabólica apresentado pelo obeso, como já exposto, e é acompanhada pela hiperglicemia e hiperlipidemia (aumento de colesterol e triglicerídeos, entre outros), além de várias outras disfunções. Cientistas coreanos estudaram o efeito do gel de Aloe vera (babosa) em ratos com esta síndrome e observaram a diminuição da resposta inflamatória do organismo nas células de gordura e fígado comprometido pela infiltração gordurosa (esteatose hepática). Ainda foi observada redução da resistência à insulina, com melhora dos níveis de glicose sanguínea com o uso do gel da planta (Para ver o resumo e o artigo completo clique aqui).

Saiba como preparar o gel.

Leia também:

Os principais benefícios da babosa

O consumo regular de babosa pode evitar ganho de peso

Considerações sobre a obesidade

 Imagem: www.freeimages.com

Comments

comments

Deixe Seu Comentário Abaixo

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *


*