Babosa e o ritual de rejuvenescimento e regeneração para a pele do rosto

mar 26, 2014

cuidados com o rosto e babosaOs cuidados faciais ajudam a manter a pele hidratada e com boa textura. A utilização dos elementos certos confere à pele uma aparência jovem, porém a constância dos cuidados fará com que os efeitos sejam duradouros e surpreendentes.

A babosa é regeneradora e rejuvenescedora, mas sua aplicação local requer outros cuidados adicionais como a ingestão de líquidos, sob a forma de chás e sucos ou mesmo água mineral sem gás. A alimentação saudável e prática diária de exercícios trazem renovação ao organismo e por isso não podem ser esquecidas, pois isto afeta a resposta à aplicação da máscara.

O ritual de cuidados com o rosto (pescoço e colo) é feito em três etapas:

1.            Limpeza (incluindo ou não a esfoliação);

2.            Tonificação;

3.            Hidratação.

A limpeza da pele deve ser feita com um sabonete suave neutro próprio para o rosto. No caso de esfoliação, deve ser considerado o estado da pele, pois não se pode esfoliar uma pele irritada ou ferida. Se a pele estiver muito fina ou ressecada, a esfoliação deve ser feita delicadamente quinzenalmente ou mensalmente até que ganhe mais viço e espessura. A pele normal ou oleosa pode sofrer uma esfoliação mais intensa e esta pode ser realizada semanalmente, sem abusar da pressão de esfoliação para não irritar a pele. Esfoliantes naturais podem ser feitos com açúcar e mel ou com fubá e mel ou, ainda, fubá e um pouco de água. Esfoliam-se principalmente as áreas com manchas. Terminada a esfoliação, lava-se o rosto abundantemente.

Segue-se a tonificação. Há muitos tonificantes no mercado, porém prefira os que não contêm álcool. O tonificante fecha os poros, regula o pH da pele e também prepara a pele para receber tratamento.

Cuidado: há muitas receitas caseiras de tonificantes com suco de limão. Porém, há risco de manchas e queimaduras de sol quando se usa frutas cítricas sobre a pele. Recomendo comprar os existentes no mercado, tomando cuidado para evitar os que contêm álcool. Também pode-se utilizar água de rosas como tonificante e ela pode ser encontrada em lojas de produtos naturais.

Agora a pele está preparada para o tratamento de regeneração com babosa. Colha a folha e separe uma parte para o preparo da máscara (veja em O Preparo). Pode-se usar também o gel processado.

Ao gel obtido misture três rodelas finas de pepino com casca, uma colher de sopa de mel e bata tudo no liquidificador formando uma massa consistente. Se quiser pode adicionar cúrcuma (açafrão da terra), que tem ótimas propriedades antioxidantes e regeneradoras. Aplique sobre a área a ser tratada e deixe por pelo menos 15 a 45 minutos. Neste momento é recomendável você estar num lugar onde possa relaxar.

Crie seu próprio ambiente relaxante, tranquilo, pouca luz, conforme sua imaginação. Para retirar a máscara, lave exaustivamente o rosto e aplique um hidratante específico para seu tipo de pele e um protetor solar de qualidade.

Pode usar sua maquiagem como de costume, mas o ideal é ter maquiagem com propriedades benéficas à pele.

Esta máscara pode ser feita à noite e no dia seguinte pode lavar o rosto e prepará-lo para maquiagem

Complete seu conhecimento: O uso de líquidos e funções orgânicas traz o conhecimento da importância da hidratação oral no rejuvenescimento da pele.

Comments

comments

Deixe Seu Comentário Abaixo

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *


*