Aloe vera e Hiperresposta à Inflamação

ago 8, 2011

Aloe vera e Hiper-resposta à Inflamação

Olá, aqui é Dra. Solange

As salmonelas são bactérias que pertencem à família das Enterobacteriaceae e existem 2 espécies que estão relacionadas a distúrbios graves da saúde do organismo humano, quais sejam a Salmonella tiphy e a Salmonella Tiphymurium, causadoras da febre tifóide e gastrenterites respectivamente.

Cientistas da Universidade de Panjab, Índia, conduziram um estudo para avaliar o efeito fitomodulador da Aloe vera contra a Salmonella OmpR em animais de experimentação. A planta é capaz de diminuir a hiper-resposta à inflamação induzida pela bactéria, o que causa danos aos tecidos sãos, parece diminuir o dano peroxidativo e diminui o nível de monocinas, ambos extremamente danosos às células. O efeito positivo máximo do uso da Aloe vera foi observado quando na combinação de aplicações locais e sistêmico. Os resultados revelam que esta modulação pode ser devido ao efeito potencial da Aloe vera em diminuir o dano peroxidativo devido à diminuição dos níveis das monocinas (TNF-alpha, IL-1 and IL-6) e aumento dos níveis de superóxido dismutase (SOD). A  Aloe vera  também parece ser responsável pelo aumento de macrófagos (células de defesa).

Este estudo corrobora os benefícios da babosa em proteger os intestinos dos ataques de bactérias nocivas à saúde e diminuir os danos causados por elas.

Para ver o resumo do artigo clique aqui

Comments

comments

Você também pode gostar:

Compartilhe...

Deixe Seu Comentário Abaixo

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *


*