Aloe vera é Eficaz no Controle da Proliferação de Células Cancerosas

ago 8, 2011

antraquinonaO câncer é a perda do controle dos mecanismos de multiplicação celular. Vários fatores estão implicados no seu surgimento, principalmente hábitos de vida e fatores ambientais e genéticos.

Cientistas do Instituto de Ciências Nucleares de Belgrado na Sérvia, a partir da observação de quimioterápicos utilizados no tratamento do câncer, observaram que um deles, a doxorubicina, é um antracíclico com efeito citostático que leva à morte de células tumorais. Porém, os efeitos colaterais desconfortáveis da droga anticancerígena são inevitáveis.

A partir deste conhecimento, procuraram a ocorrência na natureza de composto similar e encontraram a aloína, um composto antraquinônico que também tem propriedades bactericidas e viricidas comprovadas e que é um dos componentes da Aloe vera.  A partir de então, utilizaram a aloína em laboratórios de pesquisa, aplicando-a em linhagens de células de câncer de colo uterino . Os efeitos observados foram  o favorecimento da apoptose (morte das células tumorais), combate à angiogênese tumoral e citotoxidade tumoral. Os resultados foram promissores, mostrando o efeito antitumoral desta substância.

 

Para ver o resumo clique aqui

 

Veja também:

Outros artigos sobre câncer e babosa

O Preparo

 

Comments

comments

Deixe Seu Comentário Abaixo

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *


*